domingo, 15 de agosto de 2010

Bullying! O que significa?

Texto extraido do site http://www.meuartigo.brasilescola.com.br/
Por: Isabel C. S. Vargas


Pode nos parecer muito estranha esta palavra, mas ao tomarmos conhecimento do seu significado e como se processa, estaremos diante de algo já conhecido. O seu significado vem do inglês e quer dizer amedrontar. Refere-se a atitudes ameaçadoras que se processam por meio de agressões físicas ou verbais e que podem impedir o desenvolvimento físico e emocional saudável. Segundo pesquisa realizada em 2002 e 2003 com 5500 alunos de quinta a oitava séries, grande número deles já se envolveram com isto, quer como agredidos, quer como agressores.

Caracteriza-se por qualquer agressão física ou emocional que seja praticada de forma sistemática e repetida. É o que ocorre com freqüência tendo como alvo aquela criança magrinha que passa a ser denominada “palito”, a alta que vira a “girafa”, o obeso que passa a ser conhecido como “baleia”, o de óculos que se transforma no “quatro olho” assim como o “vesgo”, o “barrigudo” que passam a ser conhecidos pelo estigma a eles atribuído quer se importem ou não. Aliás, se demonstrarem aborrecimento, então é pior, a carga é maior e se perpetua pelo simples prazer de saber que o alvo foi atingido. Outras ações também podem estar relacionadas ao bullying, além de colocar apelidos, gozar, ridicularizar. Caracterizam-se por excluir, isolar, intimidar, dominar e ofender.

Há casos graves de crianças que tiveram que trocar de escola por não agüentarem a pressão exercida sobre eles. Outras tiveram de trocar de residência. Também já ocorreram suicídios em decorrência disto. Pois bem, reconhecemos a velha e rançosa discriminação, nas atitudes praticadas pelos agressores. O dano nesta conduta é pelo fato de ameaçar o aluno, deixando-o impotente para reverter tal situação, a ponto de causar prejuízos, impedindo-o de ter uma vida escolar saudável, proveitosa, tendo de submeter-se à agressividade por outro provocada.

Importante é o papel exercido pelo professor e pela escola, ao detectar tais comportamentos e coibi-los através de ações educativas que visem à convivência saudável, respeitosa, reconhecendo e respeitando a diversidade. Com isto voltamos a salientar a importância da educação em direitos humanos, partindo de ações multidisciplinares envolvendo não só os alunos e professores, mas a escola como um todo, a família, a comunidade exercitando a convivência harmoniosa e a tolerância, não no sentido de permissividade com relação às atitudes erradas manifestadas, mas ao contrário conscientizando quem agride da importância da tolerância e aceitação do diferente. Qualquer omissão neste sentido não só prejudica o ofendido como estimula o autor a levar este tipo de conduta para a vida futura e até praticá-la no âmbito familiar. A educação pressupõe a aquisição de novas habilidades, além daquelas referentes aos conteúdos desenvolvidos, preparando os alunos para a convivência fraterna, para a busca da paz e que ensine a viver e ser feliz.

Lei anti humor!!

A nossa Justiça eleitoral aprontou uma das boas!!
vamos falar serio, proibir que os meios de comunicação humoristicos, façam as suas satiras em epoca eleitoreira é brincadeira. Para mim isto é CENSURA e das boas!! Que isso TSE, vamos proibir que os nossos politicos carreguem dinheiros de caixa dois em meias e cuecas, pois censura é coisa do passado.

Uma sociedade Banalizada

Como todos podem ver, vivemos em uma sociedade totalmente banalizada, onde estão os preceitos desta sociedade, há muito tempo que podemos perceber que estamos numa sociedade que acreditam em regras estão fora da realidade, tais como estes modelos de beleza que a mídia impõe a todos nós, quando ligamos as nossas TVs, vemos programas que para ter audiência colocam mulheres seminuas, ou fazem piadas sujas, aonde iremos parar, até quando veremos este tipo de coisa sem tomarmos providencias, não quero que pareça censura, pois sou totalmente contra qualquer forma de censura.


Mais que sociedade é essa que aguarda que seja aprovada uma lei que autorize os casamentos homossexuais e não faz nada! Meu Deus, não podemos aceitar viver em uma sociedade assim, pais que não podem impor limites aos filhos, pois hoje os filhos enfrentam seus pais, e a família onde vai parar? Como dizia Renato Russo com sua celebre frase “que país é esse?”

Estamos em uma sociedade totalmente consumista, que visa em primeiro lugar, o dinheiro, não que não seja bom, pois sem ele não conseguiríamos viver, mais centenas de pessoas passam uma ao lado do outro, e nada é dito, posso garantir a todos que um, por favor, ou um misero obrigado não o tornará menor que ninguém, ao contrario te fará muito bem.

Dias atrás fui a um barzinho pra me divertir um pouco ouvindo boa musica e conversar com amigos de infância, em mais o menos uma hora pude ver um grupo de meninas beijando uns três caras diferentes, e elas revezavam entre si, não sou tão velho assim mais não posso concordar com esse tipo de coisa, o interessante é que para a maior parte das pessoas que ali estavam era uma situação normal.

Ai quando vemos meninas de doze ou treze anos grávidas vamos dizer o que? Isso e uma coisa inaceitável, porem o mundo esta caminhando para este sentido, mais podemos fazer um mundo melhor, basta pararmos um pouco e pensarmos, “eu gostaria que acontecesse comigo?”. Bom se a resposta for não, então não faça ao próximo.

Estou bem longe da perfeição, mas faço minha parte, e espero sinceramente que isso ajude a criar um mundo melhor para que nossos filhos ainda possam desfrutar das poucas coisas boas da vida que ainda existe, se é que ainda existirá até lá.

Este foi um desabafo de alguem que espera mudanças neste mundo louco!!
abraços a todos!!
e que Deus abençõe a todos nós!!